DINÂMICA – CONSTRUINDO VALORES


Por Leila Regina Sanches¹

 

Esta dinâmica além de construir os valores, também funciona como um “quebra-gelo” e integração, então, tanto pode ser aplicada com grupo de conhecidos, desconhecidos, de pouca ou frequente convivência. A quantidade de participantes é ilimitada, pode ser realizada em grandes ou pequenos grupos.

 

Material:

- papel sulfite tamanho A-4, cortado em quatro, que será usado como um crachá, de acordo com a quantidade de participantes.

- lápis de cor, ou giz de cera, ou canetas hidro cor.

- fita crepe.

- cola branca.

- papel kraft, ou para embrulho, o suficiente para colar todos os crachás dos participantes.

- aparelho de som e cd com música escolhida de acordo com o perfil do grupo.

 

Desenvolvimento:

Aproveite para fazer a integração, entregando uma folha de sulfite e pedindo que dobre ao meio e depois novamente, depois rasgando na dobra e dividindo para mais três colegas. Ou dependendo do tempo que tenha disponível, pode levar a folha já cortada e distribuir.

Peça que cada um escolha um lápis, ou giz, ou caneta para escrever na parte de cima da folha cortada, seu NOME em caixa alta, de maneira que possa ser visualizado, depois logo abaixo, peça que os participantes escrevam uma QUALIDADE que queira destacar, e na sequência, logo abaixo a sua FUNÇÃO.

Passe um pedaço de fita crepe, que seja suficiente para segurar o crachá, para cada participante e peça que eles coloquem para que seja visualizado.

Coloque a música para tocar e peça que cada um com o seu crachá circule pela sala, procurando visualizar o NOME, a QUALIDADE e FUNÇÃO.

Quando você perceber que a maioria já se conheceu melhor, através dos crachás, peça que retornem para seus lugares e escrevam no crachá a seguinte frase: EU VALORIZO… e complete esta frase.

Depois estique a folha de papel kraft ou de embrulho, ou no chão ou sobre uma mesa de acordo com o tamanho desta folha que será feito de mural. Este mural pode ter o seguinte título: CONSTRUÍNDO… (o nome do local, da empresa, da escola). Peça que cada participante retire a fita crepe do seu crachá e coloque disposto no mural, se houver necessidade coloque cola branca.

É importante que todos possam visualizar a construção no mural.

 

Feedback

Destacar a importância das qualidades de cada um, que é desta qualidade que cada um pode desenvolver melhor sua função. E o que cada um valoriza tudo isto faz a construção dos valores onde se atua para fortalecer a disciplina, a harmonia e o cumprimento das normas.

De acordo com os resultados, você poderá destacar o que for mais importante dentro do que está sendo trabalhado com o grupo.

É importante ter um espaço para ouvir os participantes que quiserem se expressar.

Se houver possibilidade, seria interessante deixar o mural em um lugar visível por alguns dias, o recoloca-lo em um outro momento propício.

 

1 SANCHES, L.R. , graduada em pedagogia Licenciatura plena, especialista em Docência Superior, professora universitária no curso de Pedagogia da Faculdade Dr. Leocádio  José Correia. Professora/Pedagoga QPM Secretaria do Estado da Educação do Paraná. Professora em cursos de Extensão EaD da UNINTER.

About these ads

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Elio
    jan 12, 2013 @ 18:42:48

    Muito bom seu Blog Leila, deveria postar mais.

  2. mauricio
    dez 12, 2013 @ 01:13:29

    excelente dinâmica… simples e rica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s