Qual o conceito de droga?

Droga, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde, é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.

Uma droga não é por si só boa ou má. Existem substâncias que são usadas com a finalidade de produzir efeitos benéficos, como o tratamento de doenças, e são consideradas medicamentos. Mas também existem substâncias que provocam malefícios à saúde, os venenos ou tóxicos. É interessante que a mesma substância pode funcionar como medicamento em algumas situações e como tóxico em outras.

Essas drogas alteram o funcionamento cerebral e causam modificações no estado mental e no psiquismo do indivíduo que faz uso. Por esta razão,  são chamadas de drogas psicotrópicas, e conhecidas também como substâncias psicoativas. Substâncias estas que têm a capacidade de provocar dependência. E ainda, existem substâncias aparentemente inofensivas que fzem parte de muitos produtos de uso doméstico que têm este poder.

Os efeitos das diversas drogas sobre o organismo podem ser agrupados, para fins práticos, em efeitos agudos (que ocorrem durante o uso da substância) ou crônicos (que ocorrem mesmo algum tempo depois do uso da substância, geralmente após uso prolongado). Os efeitos das drogas também podem ser separados em efeitos somáticos (efeitos sobre o organismo) e efeitos psíquicos (modificações do estado da mente do usuário, provocadas pela droga). Os usuários procuram geralmente os efeitos psíquicos agudos das drogas, muitas vezes prazerosos.

Esses efeitos freqüentemente não dependem só da substância consumida, mas do contexto em que a substância é usada e das expectativas que o usuário tem com relação à substância.

A questão do envolvimento de pessoas com álcool e outras drogas, segundo  a lista de substâncias na Classificação Internacional de Doenças, 10.ª Revisão (CID -10), como opióides (morfina, heroína, codeína, diversas substâncias sintéticas), canabinóides (maconha), sedativos ou hipnóticos (barbitúricos, bensodiazepínicos), cocaína, outros estimulantes (anfetaminas e substâncias relacionadas à cafeína), alucinógenos, tabaco e solventes voláteis; vai além da simples busca dos efeitos dessas substâncias.

Diversas causas para o uso de drogas podem ser consideradas: a disponibilidade dessas substâncias, a imagem ou as idéias que as pessoas fazem a respeito das drogas, as características de personalidade, o uso de substâncias por familiares ou amigos e assim por diante.

Muito além de um problema “médico” ou “um caso de polícia”, os problemas relacionados ao consumo excessivo de álcool e ao uso de tabaco e outras drogas são questões que abrangem toda a sociedade.

Referências:

Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas  públicas. Secretaria Nacional Antidrogas, Ministério da Educação; Brasília, 2008.

Organização Mundial de Saúde. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10. Porto Alegre: Editora Artes Medicas Sul, 1993.


* Sanches, L. R. Professora/Pedagoga – setembro/2009.
About these ads

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. waleska frota catunda.
    out 24, 2010 @ 20:27:10

    Legal teu blog.É sempre bom esclarecer todos sobre o que é a droga,e para que
    serve.
    E contra drogas ilicitas…diga não.

  2. Trackback: Os números de 2010 « Blog da Professora Leila
  3. 'Aninha Brizon
    mar 31, 2011 @ 01:30:53

    Adorei o seu blog me ajudou muito no meu trabalho.
    OBS:Eu não fiz o famoso ctrl+v ctrl+c.
    Beijos

  4. natalia
    mai 09, 2011 @ 12:39:06

    gostei, parabens ficou ótimo o seu gloogle e esta esplicando muito bem o conceito de drogas e uma coisa importante é que esta me ajudandando muita na materia da PPA. BEIJOSSSSSSSSSSS ADOOOOOOOREI

  5. alessandra
    jul 26, 2012 @ 00:57:44

    um gostei e tbm em ajudou a refletie pelo trabalho que eu prescisei fazer sobre drogas

  6. analize
    ago 24, 2012 @ 13:28:22

    gostei, isso ajuda as pessoas desistirem e seguir a vida normal, parabéns !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s